A moda das décadas: Anos 40

Oi oi meninaaaaaaaaaaaaaaaas! 😀

Vamos continuar essa série? Eu estou adorando aprender um pouco mais sobre a história da moda e poder compartilhar aqui com vocês.

Para quem chegou agora, clique aqui e veja o post anterior.

Veja também meu vídeo sobre looks completos para festa junina, tem de caipira e de cowboy!

Então vamos lá.

Anos 40, época de Segunda Guerra! Os grandes estilistas de Paris se dissiparam mudando-se para outras cidades e fechando seus ateliers.  A Alemanha tentou “roubar” alguns grandes nomes, levando-os para Berlim e Viena, mas não deu muito certo. O governo limitou a quantidade de tecido que podia ser comprada e fabricada, mas com todas essas dificuldades, a moda resistiu à guerra.

Nesta época, os ombros eram fofinhos e acolchoados, os tecidos eram pesados, como o “tweed”, as saias eram mais curtas, com pregas ou então franzidas. Parece que estou ouvindo minha avó descrevendo o uniforme de colégio dela!

As calças compridas eram usadas quando era necessária alguma praticidade e os vestidos que imitavam uma saia com um casaco estavam super em alta. Os cabelos cresceram um pouquinho desde a última década. Era difícil encontrar cabeleireiros, então era frequente o uso de grampos para formar cachos. Os lenços também eram muito usados.

O metal estava sendo altamente aplicado na indústria bélica. Por este motivo, os fabricantes recarregavam os batons na mesma embalagem.

Muitos modelos de chapéus e outros adornos foram criados. Dos menores e discretos, aos enormes e cheios de flores e véus.

Foi criado um sistema de vendas de peças de roupas que consistia num catálogo vendido por correspondência. Após 24h de pedido feito, a peça chegava na casa das moças.

Nessa época também foram criados potes de plástico, batizados de Tupperware, conhecem? 😛

Em 1947, o francês Christian Dior lançou sua primeira coleção, surpreendendo a todos com modelos de saias rodadas, compridas, de cintura fina, acompanhando ombros e seios naturais, luvas e sapatos de salto alto.

A coleção ficou conhecida como “New Look” e era uma previsão da mulher feminina que seria o padrão dos anos 50.

E como montar um look, nos dias atuais, inspirando-se nos anos 40?

Não acho que seja difícil, mas é um estilo que não agrada a todos os gostos. Baixinhas por exemplo, tem dificuldade em usar saias compridas.

Podemos misturar essa década com a atual moda das saias midi. Na minha opinião, este look é mais casual.

Que tal?

Eu acho lindo, mas confesso que não usaria! E vocês?

Beijinhos ♥

3 opiniões sobre “A moda das décadas: Anos 40

  1. Lindo seu blog!
    Eu uso, acho lindo! Pena não ter uma cintura tão fina e deslumbrante como essas mulheres da decada de 20,30,40 e etc.

  2. Pingback: A moda das décadas: Anos 50 | de menina para menina

Obrigada por ler o post! Comente aqui. Beijinhos

