5 coisas para fazer e não fazer para ter sucesso em um blog

Oi oi meninas!

Quero compartilhar com vocês algumas coisas que aprendi ao longo desses anos de experiência com blogs.

Sim, anos! Porque este blog aqui tem pouco mais de 2 meses de existência, mas eu já tive muitos e muitos outros sobre vários temas e que dentro de pouco tempo acabei desistindo de mantê-los.

Vamos começar com uma perguntinha. O que é um blog de sucesso na sua opinião? É um blog que tenha muitas visitas? Que tenha muitos seguidores? Que tenha muitos parceiros? Muitos comentários? Enfim… qual é a sua visão?

No meu caso, o “sucesso” que eu espero do meu blog tem a ver com o objetivo pelo qual eu o criei. Desde o início, minhas metas se baseavam em expor no blog tudo aquilo que eu gostaria de contar para uma amiga, por exemplo. Sabe quando você vê um sapato lindo na internet e tem vontade de correr para a sua amiga e dizer “amigaaaaa, olha só esse sapato, que lindoooo”. Ou então mostrar o esmalte maravilhoso que você está usando naquela semana. Então, é bem por aí.

Uma outra coisa que me motivou a iniciar um blog é o fato de eu estar tentando emagrecer, fazendo com que o blog seja um diário, onde eu possa compartilhar pensamentos, receitas, vitórias e fracassos relacionados a esse tema.

Estes não são os únicos objetivos, existem alguns outros. E conforme as coisas vão acontecendo, os objetivos mudam, aumentam. É muito gostoso ver que tem alguém numa outra cidade, num outro estado e até num outro país que olha tudo aquilo que você passou horas escrevendo, pesquisando, criando. É uma delícia receber comentários te elogiando ou com a opinião de outras pessoas.

Enfim, cada um espera alguma coisa quando inicia um blog. Às vezes acaba recebendo mais do que esperava, e isso inclui coisas boas e ruins, mas sempre tem algum objetivo.

Hoje eu vou dar 10 dicas, sendo 5 que aconselho fazer e 5 que não aconselho fazer para ter um blog que vai atrair pessoas interessadas nos mesmos assuntos que você, pessoas que vão ler o que você escreve com certa frequência, que vão compartilhar com outras pessoas, que vão responder as suas perguntas comentando nos posts. Essas dicas são coisas que aprendi ao longo do tempo e que mantenho neste blog aqui.

Vamos ao que interessa, começando pelas coisas a se fazer.

1 – Cuide do seu layout. Quando lemos textos na internet, gostamos de estar em um ambiente limpo e harmonioso. Combine as cores dos itens do seu blog, organize as informações, deixe tudo o mais fácil possível para o leitor. Você não precisa contratar um web designer.  As plataformas (wordpress, blogspot, etc) oferecem inúmeras possibilidades e uma delas, com certeza, combina com você, com o seu tema e com os seus leitores.

2 – Organize seu tempo e poste periodicamente. Cada um tem a sua vida fora da internet, seja estudando, trabalhando, cuidando da casa ou dos filhos. Se você é extremamente ocupada, pense duas vezes antes de iniciar um blog, pois ele vai tomar um bom tempo da sua vida se você realmente se importar com ele. Conseguiu separar um tempinho para postar? Tente manter esse tempinho na sua rotina, seja duas vezes por dia, seja uma vez por semana, por mês, não importa… Só não passe um mês inteiro postando todos os dias e depois suma por semanas! Seus leitores vão pensar que você abandonou o blog e podem até deixar de segui-lo. Caso vá viajar, deixe um recadinho avisando que está de férias e voltará em breve.

3 – Fale somente sobre o que você gosta e entende. Não adianta querer fazer um blog sobre maquiagem só porque está na moda. Se você não gosta disso, seu blog não vai dar certo! Cada um tem os seus hobbies, as suas preferências, suas paixões. Com certeza você entende bem sobre um assunto que outras pessoas gostariam de ler. Jogos, filmes, livros, esportes, tecnologia. Seus seguidores surgirão, pode confiar.

4 – Estude o tema antes de postar. Quando você escreve alguma coisa na internet, aquela informação está aberta para o mundo inteiro. Existem pessoas que vão ler e vão confiar em você. Por isso tome cuidado para não escrever algo errado. Além disso, se alguém que sabe que o que você escreveu está errado ler o seu post, vai ficar feio para você! Se isso acontecer sem querer, não exclua o post. Faça um novo post se retratando e pedindo desculpas. Vai ser muito mais bonito admitir o seu erro e passar a informação corretamente, reconquistando sua credibilidade.

5 – Responda os comentários. No momento em que um leitor passa um tempo no seu blog e se dedica a deixar um comentário, ele espera que você o leia. E ele não vai saber que você leu se você não responder. Ele pode achar que você não se importa ou que você não deu atenção caso não responda. Se você está ali para ter esse feedback do público, mas não responde os comentários, alguma coisa está errada! Com o tempo a quantidade de comentários e e-mails pode se tornar incontrolável, mas faça o possível para que seus seguidores se sintam queridos e mais próximos de você.

Agora vamos para as dicas do que não fazer em um blog:

1 – Não peça troca de favores. Isso é muito muito muito feio. “Me segue que eu te sigo.”, “Me inscrevi, retribui?”, “Curta que eu curto.”. Por favor, não façam isso. É mil vezes preferível ter 5 seguidores que te seguiram porque você tem um bom conteúdo do que ter 500 que te seguiram porque você implorou e porque eles só queriam que você seguisse de volta. Parcerias com troca de banners, troca de indicação até que são aceitáveis e uma forcinha no começo é sempre bom, mas você precisa fazer essas parcerias com outros blogs que você curte de verdade e que também gostam do seu conteúdo.

2 – Não se abale com comentários ruins. Toda vez que alguém chegar no seu blog e te criticar, você precisa respirar bem fundo e contar até 10. Depois disso, pense com calma se aquela crítica realmente faz sentido ou se a pessoa só quis te colocar para baixo, te atacar, te fazer mal. Ela pode estar com inveja de você ou ter tido um dia ruim. Se a crítica não for válida, simplesmente esqueça. Mas se realmente faz sentido, por exemplo, a pessoa disse que você escreve errado e você realmente encontrou algumas palavrinhas erradas, aí sim, procure consertar os erros e agradeça aquela crítica, pois a pessoa realmente quis te ajudar a melhorar.

3 – Não fale mal dos outros. Coisas negativas sempre atraem resultados negativos. Não faça um post falando mal das coisas, reclamando da vida, criticando outros blogueiros. Talvez os seus leitores gostem daquilo e possam deixar de te seguir por causa desse post com uma opinião diferente da sua, que é negativa. É diferente dizer que testou um produto e não gostou, por exemplo. Mas tudo tem limites, então evite este tipo de assunto. Caso sinta necessidade de compartilhar essa sua visão, seja cuidadosa com as palavras, não xingue e explique com detalhes o porquê de você não gostar daquilo ou daquela pessoa.

4 – Não pare de traçar metas. Esta dica é válida não só para blogs, mas para tudo na vida. Quando traçamos metas e conseguimos alcançá-las, devemos traçar novas metas e continuar correndo atrás do melhor, sempre. No início do blog eu sonhava em ter 50 seguidoras. Eu achava um número incrível, porque eu mal tenho 5 amigos na vida real… Imagine então ter 50 pessoas espalhadas pelo mundo lendo e olhando o que eu faço aqui. E eu alcancei essa meta, hoje tenho exatamente 123 seguidores no blog, sendo que algumas pessoas não tem conta no wordpress, então nem fazem parte deste número. Mas eu não parei de postar, não parei de me dedicar ao blog tanto quanto antes. Muito pelo contrário. Me dedico cada vez mais. Minha meta passou de 50 para 100 e de 100 para 200. Se um dia eu alcançar estes 200, vou querer ter 500 e assim vai. Mas tudo isso sem esquecer dos meus objetivos iniciais, pois os números são apenas números. Eu conheço cada uma dessas pessoas que chegaram ao meu blog e gostaram o suficiente para clicar no botão “seguir”. Visito seus blogs sempre que posso, respondo comentários quando o wordpress não trava hahaha, sei quem comenta sempre ou quem só comenta de vez em quando, etc. Seria muito triste se eu tivesse 5 mil seguidoras e mal falasse com elas, não soubesse nada sobre elas, não recebesse a visita delas. Entendem???

5 – Não dê um passo maior do que a sua perna. Se você já quer começar tendo um blog, um canal no youtube, uma página no facebook, um isso, um aquilo, calma!!! Vá adicionando uma coisa de cada vez. É melhor ter pouca coisa bem feita do que muita coisa pela metade. Comece com um, assim que aquilo se tornar mais “fácil”, adicione o outro e por aí vai.

Bom meninas, essas foram as minhas dicas baseadas na minha experiência e nas minhas opiniões. Se o seu blog está dando certo mesmo você fazendo o que eu disse para não fazer, não esqueça de que cada caso é um caso, cada um tem os seus dons, suas facilidades e a sorte sempre acaba dando uma forcinha a mais.

Espero que tenham gostado, me digam se concordam ou não.

Beijinhos ♥

7 opiniões sobre “5 coisas para fazer e não fazer para ter sucesso em um blog

Obrigada por ler o post! Comente aqui. Beijinhos

