Dieta vegetariana: vantagens e desvantagens

Oi oi meninas.

De vez em quando me pego pensando em seguir uma dieta vegetariana.

Além do fato de que a carne vermelha me faz muito mal para o estômago, pensar em como os bichinhos são tratados é algo agoniante. Já ouviu falar sobre o patê de fígado de ganso? Se você tem estômago forte, pesquise no google como ele é feito…

Porém uma coisa que levo sempre comigo é: equilíbrio.

E nesse caso, minha opinião é que não devemos nem viver só de carne, e nem sem ela.

Afinal, se somos seres tão desenvolvidos como somos hoje, foi devido ao consumo de carne e nosso corpo realmente precisa de carne para funcionar bem. Somos carnívoros, assim como o leão que precisa matar a zebra para sobreviver. É a natureza.

Infelizmente esse consumo de carne poderia ser um pouco menos violento, sem desperdícios e tudo mais. Mas até mudarmos todos os abatedouros do mundo, levará tempo.

A ingestão diária de carne recomendada é baseada no tamanho da palma da sua mão.

No almoço e no jantar, o tamanho do seu filé de frango ou do seu hambúrguer, não deve ultrapassar essa medida.

E, me diz, quem é que come só isso? Os bifes que compramos nos mercados já vem gigantescos. Eu sempre preciso cortá-los na metade ou até em 3 partes. Já cheguei a preparar um bife para o meu irmão que ocupava o prato inteiro.

Bom, eu tento balancear minha alimentação e, mesmo evitando carne vermelha, continuo ingerindo frango e, principalmente peixe, por conter antioxidantes e tudo mais que já sabemos que faz super bem.

Mas, depois desse brainstorm, vamos ao que interessa: conhecer as vantagens e desvantagens de uma dieta vegetariana.

Vantagens

Uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal possui uma baixa densidade calórica, além de quantidade reduzida de gorduras totais, saturada e colesterol, o que pode favorecer não somente a perda de peso, mas também manter níveis de gorduras sanguíneas baixos, prevenindo assim o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Com uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras a quantidade de fibras, vitaminas e minerais ficam dentro dos níveis recomendados. Com o alto consumo de fibras o bom funcionamento do intestino e a sensação de saciedade também são favorecidos.

Desvantagens

Ao restringir o consumo de alguns alimentos deixamos muitas vezes de ingerir nutrientes essenciais ao nosso organismo.

No caso da dieta vegetariana, ao serem excluídos alimentos de origem animal, estamos deixando de consumir nutrientes como vitamina B12, cálcio, ferro e zinco.

O cálcio é um mineral que participa da formação e manutenção de dentes e ossos, uma drástica restrição em seu consumo a longo prazo pode favorecer o desenvolvimento de osteoporose.

Já a vitamina B12 é um micronutriente encontrado exclusivamente em produtos de origem animal e utilizado na síntese de glóbulos vermelhos, atuando na prevenção de anemia.

O ferro é uma das maiores preocupações, ao se avaliar a alimentação dos seguidores da dieta vegetariana, pois assim como a vitamina B12, esse mineral é um componente fundamental dos glóbulos vermelhos, pois junto como a hemoglobina realiza o transporte de oxigênio na corrente sanguínea.

As carnes são as principais fontes desse nutriente, também são encontrados em verduras verde escuro e leguminosas, contudo nesse caso para ser absorvido é preciso a associação com a vitamina C.

O zinco também encontrado nas carnes é fundamental para síntese de muitas enzimas assim como desempenha importante papel na formação de proteínas e divisão celular.

É importante que os seguidores da dieta vegetariana sejam acompanhados por médicos e/ou nutricionistas, pois estes profissionais poderão orientá-los indicando possíveis alternativas para suprir o consumo destes nutrientes, o que geralmente é atingido por meio de suplementação.

Bom, agora espero que estejam todas bem informadas sobre o assunto 😀

Beijinhos

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2 opiniões sobre “Dieta vegetariana: vantagens e desvantagens

  1. Sou vegetariana a uns 10 anos e nuca me faltou vitamina nem nada, sou super saudavel e quase não fico doente!! 🙂
    E olha que não como nenhum tipo de carne, nem branca e nem peixe!

    • Que bom :D, mas não é todo mundo sabe repor os nutrientes que só encontramos nas carnes.
      Proteínas nós encontramos na soja e no ovo por exemplo, mas a cobalamina já é mais difícil de repor, sendo necessário fazer uso de suplementos em forma de cápsulas ou outros tipos.
      Mas como falei no post, é importante ter o acompanhamento de um profissional, que vai saber te dizer quais alimentos não podem faltar para que a dieta não seja deficiente e acabe causando sérios problemas no futuro 😀
      Beijos

Obrigada por ler o post! Comente aqui. Beijinhos

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