Guia de maquiagem tim tim por tim tim: Preparando a pele

Oi oi meninas!

Eu já havia comentado aqui e aqui sobre algumas dicas básicas de maquiagem. O fato é que às vezes ficamos vendo vários tutoriais de makes super elaboradas, mas deixamos passar batido aquele detalhezinho básico.

Agora resolvi montar um guia completo, bem explicadinho, com todos os detalhes, cheio de dicas legais para você que é iniciante e também para você que já está por dentro do assunto, mas quer rever os conceitos para ver se não faltou nada.

Vamos começar?

Saber se maquiar é uma arte que todas mulheres podem aprender. A maquiagem realça a nossa beleza natural e disfarça as imperfeições da pele, podendo até tratá-la, nos mantendo jovens e lindas por mais tempo.

Não importa se você é loira, morena, negra, ruiva ou japonesa, sempre existe um segredinho capaz se realçar os pontos fortes.

Veremos então, dicas e truques para makes perfeitas tanto para o dia a dia, quanto para os eventos em que queremos arrasar.

Preparando a pele:

Normalmente, as gurus do youtube começam os tutoriais dizendo “Eu já preparei a pele, agora vou passar corretivo…”.

Mas, o que é realmente a preparação da pele?

Os cuidados com a pele são fatores importantes para o resultado final da maquiagem e sua durabilidade.

Por isso precisamos saber qual o nosso tipo de pele e seguir aquela velha receita: limpar, tonificar e hidratar.

Se possível, conte com a ajuda de um dermatologista, principalmente se houverem cravos e espinhas.

A limpeza é essencial. Nenhum cosmético consegue se fixar bem em uma pele suja e pegajosa. Os produtos mais específicos para o rosto são mais suaves e não desidratam a pele, por tanto evite o uso do sabonete comum que usamos no corpo.

O tônico serve para remover os resíduos que obstruem os poros. Esse passo é muito importante para as peles mistas e oleosas, mas as secas também precisam.

Aplicando então um hidratante e um filtro solar, ou um produto com as duas funções, a pele estará pronta para ser maquiada.

Mas,

Qual é o seu tipo de pele?

Pele oleosa: Costuma ser brilhante, com poros visíveis e dilatados, tem tendência à acne. Não use produtos à base de óleo. Pele oleosa não é sinônimo de pele hidrata, muito pelo contrário. Se você não hidrata sua pele, o seu corpo vai fazer isso por você, produzindo óleo.

Pele mista: Apresenta as características da pele oleosa apenas na zona T (testa, nariz e queixo) e é seca no restante do rosto. Evite produtos cremosos, mas nunca esqueça de hidratar as áreas secas.

Pele seca: É pouco elástica, geralmente fina e sem brilho. Descama com facilidade e está mais sujeita a rugas. Abuse do hidratante.

Pele normal: Tem textura uniforme, não é seca nem oleosa. Mas também precisa de cuidados. A poluição e sol podem danificá-la, por isso não abra mão do ritual de beleza, limpeza e hidratação.

Agora que entendemos um pouquinho sobre a pele e os cuidados que devemos ter, vale lembrar que os cosméticos sempre tem linhas específicas para cada tipo. Então descubra quais são suas necessidades e invista em produtos de qualidade que cuidarão de você com muito carinho.

Lembrando que a alimentação é um fator essencial. Não podem faltar vitaminas, sais minerais, muita água, etc. Alimentos gordurosos com certeza aumentarão a oleosidade da pele.

Eu sou a prova viva da diferença que a água faz numa pele oleosa. Sempre tive espinhas e cravos e quando comecei a estagiar, todos andava para lá e para cá com garrafinhas de água na mão, até que também criei esse hábito. Em questão de semanas, minha pele já tinha apresentado uma melhora incrível! Estava mais macia e as espinhas gigantescas sumiram. Então fica essa dica 😉

Bom meninas, espero que tenham gostado desse post introdutório ao nosso guia.

No próximo falaremos sobre como organizar os itens de maquiagem, onde guardar, onde levar na bolsa, etc.

Beijinhos!

Anúncios

4 opiniões sobre “Guia de maquiagem tim tim por tim tim: Preparando a pele

  1. Pingback: Guia de maquiagem tim tim por tim tim: Corretivos coloridos | de menina para menina

  2. Pingback: Como aplicar sombra para valorizar o formato dos olhos | de menina para menina

  3. Pingback: Guia de maquiagem tim tim por tim tim: Onde guardar e carregar? | de menina para menina

Obrigada por ler o post! Comente aqui. Beijinhos

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s