Os benefícios do chocolate

Oi oi meninas!

A Páscoa passou tem gente com peso na consciência por ter comido muito chocolate, não é mesmo? E tem aquelas que se seguraram e só comeram um pouquinho, ou nem comeram nada.

Bem, o cacau tem muitos benefícios, mas temos que tomar cuidado com o tipo de chocolate que ingerimos.

Lá nos ingredientes atrás da embalagem, você pode ver que os itens estão escritos em ordem de quantidade.

Hãm? Não entendi!!!

Bem, quando está escrito, por exemplo, “açúcar, manteiga de cacau, leite, …” é porque o açúcar é o principal ingrediente desse chocolate, logo em seguida a manteiga de cacau, etc. Assim como, quando está escrito “cacau, açúcar, …” é porque o teor de cacau é maior, depois o de açúcar, etc. Normalmente apenas os chocolates amargos apresentarão maiores teores de cacau (cerca de 70%). Os chocolates meio-amargo e ao leite, por sua vez, apresentarão maior teor de açúcar.

E o chocolate branco?

Chocolate branco não é chocolate de verdade, gente! É conhecido como “chocolate falso”.

Mas então chocolate faz mal? Chocolate engorda? Só tem coisa ruim?

Não é bem por aí.

Um dos benefícios do cacau é a sensação de bem estar que ele nos proporciona. O consumo estimula a produção de serotonina que é um neurotransmissor relacionado a essa sensação, combatendo a TPM, a ansiedade e a depressão.

Além disso, o cacau é considerado um alimento funcional, porque contém antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce, além de fazer bem para a saúde do coração e até controlando o colesterol.

O cacau também contém cafeína e teobromina que estimulam o cérebro e agilizam o raciocínio.

Mas como eu falei lá em cima, as barras e os bombons não contém apenas o cacau, mas também tem muitas calorias, gordura e açúcar que podem fazer muito mal para o nosso organismo e nos dar uns quilinhos.

Porém como tudo na vida, devemos buscar o equilíbrio.

Não é para erradicar o chocolate da sua alimentação, mas é para ser consumido com moderação.

Uma boa dieta alimentar pode até incluir pequenas quantidades de chocolate durante a semana, visto que, como foi dito, ajuda a diminuir a ansiedade, que é também um motivo para que a gente queira comer tudo que vemos pela frente.

Quem tem intolerância à lactose, alergia ao glúten ou alergia à proteína do leite, pode recorrer aos chocolates feitos com soja ou com alfarroba.

A conclusão de tudo isso é que, sempre que possível, devemos escolher o chocolate amargo, pois é o que contém menos açúcar e gorduras. E também devemos evitar os que contem amendoins, amêndoas e castanhas, pois são alimentos com alto índice de calorias. As castanhas são fonte de antioxidantes, mas é melhor consumimos isoladas, pois conseguiremos controlar a quantidade.

Gostaram meninas?

Beijinhos

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